O controle patrimonial é um processo de extrema importância para que uma empresa consiga realizar melhorias na sua estrutura, principalmente, para as empresas que não são de grande porte. Fazer o controle de patrimônio de forma correta e realizar uma gestão patrimonial periodicamente possibilita que uma organização tenha uma gestão financeira muito mais eficiente e, com previsões de custos mais assertivos.
Controle patrimonial pode ser definido como a gestão de todo o patrimônio de uma empresa, que deve incluir desde imóveis, dinheiro em caixa, estoque e investimentos, como também, o valor da empresa, direitos autorais, softwares e licenças.
A função do controle patrimonial
O controle patrimonial vai além de cumprir as exigências legais de uma empresa, como já citado, o controle patrimonial pode ser responsável pelo crescimento da empresa. Com ele é possível:
- Otimizar o processo de compras;
- Diminuir desperdícios e o índice de desvios da empresa;
- Preparar o negócio para passar por auditorias internas ou externas;
- Ter facilidade para comprovar as informações financeiras da empresa;
Além do gestor conseguir tomar decisões mais assertivas, com acesso a essas informações, a empresa que realiza essa gestão, ganha mais credibilidade perante o seu mercado atuante, o que faz com que a empresa consiga atrair facilmente novos investidores e, eliminar riscos fiscais.
O controle patrimonial deve passar por 5 etapas:
1. Inventário
2. Avaliação dos ativos
3. Revisão das vidas úteis dos imobilizados
4. Determinação das novas taxas de depreciação
5.Teste de Impairment
Precisa de ajuda para realizar o controle patrimonial da sua empresa? Entre em contato com a gente! O time Tecchio está pronto para auxiliar você!
O conceito dos 7 níveis de consciência da...
O mapeamento de processos organizacionais é uma...
O ponto de equilíbrio contábil é o...