Pode parecer um mero detalhe, mas você já percebeu que existe diferença entre um chefe e um líder? Mesmo com os conceitos muito parecidos, algumas empresas vêm levantando esse debate, para que um não seja tratado como sinônimo do outro.
Agora, quais são as diferenças entre um chefe e um líder?
As principais diferenças destas funções começam a ser percebidas na relação de poder. O chefe exerce uma relação de poder autocrático com a sua equipe, enquanto o líder, uma relação de poder democrático com qualquer pessoa - mesmo ele sendo o último na hierarquia das empresas. Ou seja, enquanto o chefe usa o poder para se autovalorizar, o líder busca valorizar cada um dos funcionários que estão sob sua supervisão.
Outra diferença importante entre as funções é a mentalidade, para o chefe, o importante são os resultados. Já o líder entende que os resultados caminham com a motivação e participação dos funcionários com os processos da empresa. Diferente do chefe, o líder busca entender as causas do problema para encontrar soluções.
Uma empresa que conta com um profissional com o perfil de chefe pode correr o risco de ter uma equipe desmotivada e conflitante. Já as empresas que investem em profissionais com o tão sonhado perfil de líder, contam com funcionários mais motivados e engajados com as causas da empresa.
Para que a sua empresa alcance o êxito, é importante ter um bom líder cuidando diariamente dos colaboradores do negócio. Para ser um bom líder, é fundamental, que o profissional procure desenvolver as suas soft skills e se preocupe em manter relações saudáveis no ambiente de trabalho.
O conceito dos 7 níveis de consciência da...
O mapeamento de processos organizacionais é uma...
O ponto de equilíbrio contábil é o...