A análise DISC é um importante recurso para uma gestão mais eficiente de RH, ela ajuda a prever as reações dos colaboradores em determinadas situações e grandes desafios.
O DISC foi desenvolvido a partir de estudos do psicólogo americano, Dr. William Moulton Marston, que buscava compreender como o ambiente de trabalho poderia impactar na percepção dos funcionários. Já a ferramenta de avaliação DISC, foi desenvolvida pelo pesquisador Walter Vernon Clarke, com a finalidade de decifrar todas as competências socioemocionais dos seres humanos.
No método DISC existem quatro perfis comportamentais predominantes, que são:
1. Dominância
Os perfis dominantes são competitivos, e por isso, costumam ser mais ativos diante de situações difíceis, tomando a frente das decisões visando aumentar os resultados. A melhor maneira de abordar os dominantes, é com feedbacks curtos e objetivos.
2. Influência
Os colaboradores que indicam ter o perfil de influência, têm como ponto forte o poder de persuasão em seu comportamento. A melhor forma de dar feedback para esse perfil é destacando como a sua avaliação pode ajudar a melhorar sua entrega.
3. Estabilidade
Quando o teste DISC indica que o colaborador tem altos índices de estabilidade, quer dizer que ele vai conseguir lidar com suas próprias emoções e com as mudanças de cenário com mais facilidade, mantendo-se estável. Para o feedback desse perfil, é importante dar exemplos específicos da avaliação.
4. Conformidade
Se a pessoa apontou mais afinidade com esta categoria, significa que ele tende a agir de maneira correta, sempre prezando pelas normas apresentadas pela empresa. Nesse feedback é importante explicar a situação a partir das próprias diretrizes da instituição.
O conceito dos 7 níveis de consciência da...
O mapeamento de processos organizacionais é uma...
O ponto de equilíbrio contábil é o...